10
jun

Como conservar seus móveis?

[wpsr_facebook] [wpsr_retweet] [wpsr_plusone-medium]

Saiba o que fazer para manter seu móvel como novo por mais tempo.

Está cansado de comprar móveis novos ou mandar restaurá-los sempre que eles se desgastam? Pequenos cuidados podem fazer toda a diferença para seu móvel durar mais tempo, como a limpeza, o manuseio adequado e manutenção de dobradiças e corrediças. Por isso, fique atento às seguintes dicas que preparamos para você:

1 – Vire a tábua do seu armário ou closet de baixo para cima, pois o peso será reduzido. O peso é um dos principais aspectos a ser observado na conservação dos móveis, pois com excesso dele, a madeira começa a vergar.

2 – Coloque latas nas prateleiras mais baixas, no móvel da cozinha, pois a base costuma ter maior apoio.

3 – Distribua os objetos nos armários de forma equilibrada; isto ajudará a impedir que as prateleiras cedam. Gavetas de talheres resistem se tiverem divisórias para os utensílios, pois o peso se distribui, evitando a concentração na parte central do compartimento. O ideal é que seja usada uma dobradiça de cada lado nas gavetas que vão receber muito peso.

4 – Não bata portas, nem gavetas. Pelo fato das dobradiças das portas serem produzidas para fechar em um determinado tempo, quando uma pessoa empurra com força, o mecanismo é forçado a acelerar. Nas gavetas, o impacto da batida pode, aos poucos, fazer a parte frontal – chamada espelho ou lenço – se soltar. Não solte as portas para que fechem sozinhas, pois a dobradiça não é preparada para puxar todo o peso da porta, o que também causa esforço e pode danificar a peça.

5 – Escolha um local em que os móveis não fiquem expostos ao sol. O lugar onde estão os móveis também influencia na sua duração. Como a pele, a madeira também queima e escurece quando toma muita luz. O material que reveste o MDF e o aglomerado, sofre menos com a exposição, mas não deixa de ser afetada. Para evitar o excesso de sol, utilize cortinas. O calor também afeta a durabilidade do material, portanto, mantenha os móveis afastados de fornos elétricos, churrasqueiras e lareiras, entre outros ou utilize materiais isolantes.

6 – Quando for limpar seu móvel, não jogue água e sim umedeça um pano, pois o líquido é absorvido pelo material, que incha e, no caso dos prensados, começa a esfacelar, tanto nos materiais de MDF, madeira ou aglomerado. A umidade também pode gerar mofo. Para evitá-lo, deixe os móveis afastados cerca de dois ou três centímetros da parede para permitir a circulação do ar e evitar que a madeira fique úmida. Outra ideia, para quem está planejando móveis embutidos, é fazê-los sem fundo.

7 – Use sabão neutro para limpar seus móveis, como detergente de louças, e um pano ou esponja úmidos.

8- Para proteger a madeira, pode-se lustrá-la, utilizar selador, goma-laca ou verniz. No caso do MDF e do aglomerado, por receberem tratamento anticupim e antimofo, antes da confecção do móvel, pode-se usar óleo de peroba ou lustra-móveis, pois não afetam a durabilidade das peças, uma vez que não penetram no material. Para as partes cromadas, use cera automotiva ou vaselina líquida, que dão brilho e evitam a ferrugem nas peças feitas de ferro. Os produtos podem ser usados também nas dobradiças de metal. Utilize também a vaselina para corrediças e trilhos, pois ajuda na leveza do deslizamento das mesmas.

Gostou das dicas? Ponha em prática e a partir daí, veja seus móveis durarem mais!

6
set

Cuidados com a maresia

[wpsr_facebook] [wpsr_retweet] [wpsr_plusone-medium]

No verão é comum dias de sol intenso, altas temperaturas e chuvas repentinas, o que pode causar problemas para aqueles que possuem casas em regiões litorâneas. Mas algumas precauções simples podem ser tomadas para evitar o desgaste de sua casa e seus móveis.

Madeira.
O mais recomendado para madeiras é a aplicação de Stain, um produto penetrante e hidrorrepelente, que diferente de vernizes comuns e tintas não forma uma película, tornando fácil sua manutenção.

Metais.
Geralmente o material mais utilizado nas construções é de aço carbono que possui baixa resistência a corrosão, tornando-se necessária sua constante manutenção. Através da zincagem (revestimento metálico) ou pintura comum (tintas e vernizes) é possível aumentar a durabilidade destes materiais.
Em casos de corrosão em metais siga o procedimento:

  1. lixe a estrutura até remover por completo a corrosão;
  2. limpe a superfície com bastante água;
  3. aplique nova pintura.Esses são apenas alguns cuidados que permitem que sua casa fique sempre bem cuidada. Veja alguns produtos que podem ajudar para materiais de metal:

  • Formar Primer Zarcão Misto
  • Fortmar Fundo Óxido
  • Pinte Bem Fundo Óxido